O Natal e as Mudanças Climáticas.

O Natal e as mudanças climáticas estão cada vez mais conectados, tanto pelos impactos do clima na data quanto pelo impacto ambiental. Vale destacar que o Natal e as mudanças climáticas se conectam pela necessidade de repensar o consumo e o estilo de vida durante as festas, que aumentam emissões de GEE (gases de efeito estufa). Vale aqui ressaltar que o “Natal Branco” (com neve), cada vez se torna mais raro devido ao aquecimento global, impactando ecossistemas e inclusive a vida urbana, exigindo ações como um planejamento urbano mais verde com ações individuais e coletivas.

Destacando que o Natal simboliza:

  • Esperança e luz: Cristo é a luz que veio ao mundo (João 8:12)
  • A encarnação de Deus: Deus se fez homem em Jesus (João 1:14)
  • Amor e salvação: Jesus nasceu para salvar a humanidade (Lucas 2:10–11)

O Natal, as Mudanças Climáticas e o Meio Ambiente:

  • Impacto Global: O excesso de consumo e as emissões de GEE contribuem para eventos climáticos extremos, como secas, inundações e incêndios, que afetam a biodiversidade e a regulação do clima.
  • Planejamento Urbano: Cidades precisam incorporar a agenda climática em seus planos (como o Plano Diretor), buscando soluções para mitigar os impactos e se adaptar, um desafio para cidades como Natal, RN, Brasil, que já enfrentam o calor

Mas como o Natal impacta o clima?

  • Consumo excessivo: aumento de compras, embalagens e desperdício de alimentos gera mais emissões de resíduas sólidos.
  • Decorações e energia: luzes e enfeites elétricos elevam o consumo de energia, especialmente quando não são eficientes.

Mas como repensar o Natal de forma sustentável?

  • Experiências: Presentear com tempo, experiências ou doações, em vez de objetos
  • Reduzir o Desperdício: Menos embalagens, mais produtos duráveis e/ou recicláveis e de baixo consumo em sua produção.
  • Energia Sustentável: Decorações mais eficientes.
  • Consumo Local: Apoiar produtores locais e reduzir a pegada de carbono do transporte de produtos.

Desta forma, podemos fazer um Natal mais sustentável da seguinte forma:

  • Usar luzes LED e desligá-las quando não estiverem em uso.
  • Optar por presentes duráveis, artesanais ou experiências.
  • Reduzir desperdício de alimentos e priorizar produtos locais.
  • Reutilizar enfeites e evitar excesso de embalagens.
  • Preferir árvores naturais de viveiros certificados ou reutilizar árvores artificiais por muitos anos.

Para todos nós o Natal deve continuar sendo um momento de celebração e união, visto que o significado bíblico do Natal é a celebração do nascimento de Jesus Cristo, o Filho de Deus, que veio ao mundo como o Salvador prometido, trazendo esperança, paz e redenção, cumprindo as profecias do Antigo Testamento. É a comemoração da encarnação de Deus (“Emanuel” ou “Deus conosco“) para nos resgatar do pecado e restaurar nossa comunhão com Ele, sendo um convite à reflexão sobre o amor divino, perdão e reconciliação

Desta forma, fazer escolhas mais conscientes e humanizadas podem e devem ajudar o Natal a proteger o clima e o futuro do nosso planeta ajudando a salvar e valorizar vidas. Segundo Vatican News: “Seguir a Jesus não é apenas uma questão de devoção pessoal, mas implica um compromisso com a justiça e a transformação do mundo“. Lembrando que “Deus provê, Deus proverá e a sua misericórdia não faltará” (letra da canção Deus Proverá do clip: https://www.youtube.com/watch?v=Y8kUeMduPZM cantada por minha irmãzinha Maria Claudia Cairo Chiletto, conhecida como @cantoraclaudiacairo pela arquidiocese do Rio de Janeiro).

Podemos inserir em nossa lista de lembranças e alimentos para a ceia de natal produtos para aqueles que não tem condições de adquiri-los e propiciar um momento de alegria em sua solidão e esquecimento. O ser humano pode ser excepcional em sua bondade e solidariedade. Então este é o momento mais propício do ano para estender nossos olhares e vermos aqules que normalmente não são visíveis para nós.

Vale ressaltar que o Natal é uma oportunidade para construir comunidades mais inclusivas e solidárias e segundo o Vatican News: “Em toda a Europa, comunidades cristãs, paróquias e organizações de caridade demonstram cada vez mais solidariedade, transformando o Natal em uma oportunidade concreta de ajuda e fraternidade para com os mais vulneráveis. Do norte ao sul do continente, dezenas de iniciativas visam dar novamente esperança, dignidade e calor humano a quem enfrenta dificuldades econômicas, sociais ou pessoais“.

E mais uma vez volto a dizer: Como aprendi ainda pequeno com meus amados e falecidos pais (Carlos Ricardo Chiletto e Yara Cairo Chiletto): “Palavras o vento as leva. Ação leva ao coração“. Além de sonhar com um mundo melhor para nossos filhos e netos… Precisamos AGIR.

Como está na letra da música de Michael Jackson (Heal The World) – https://www.youtube.com/watch?v=jY81J_dI5k0 : “… Cure o mundo / Faça dele um lugar melhor / Para você e para mim / E toda a raça humana / Há pessoas morrendo / Se você se importa o suficiente com os que vivem / Faça dele um lugar melhor…”

Neste Natal, somos chamados a recolocar Cristo no centro: Onde estão Maria e José? Onde estão Baltazar, Gaspar e Melquior? Onde está o Menino Deus? Sem Ele, o Natal perde sua alma.  Com Ele, reencontramos a alegria, a esperança e a paz que não dependem das luzes exteriores, mas da luz que nasce dentro de nós. Que o Deus Menino, humilde e silencioso, renove nossa fé e nos faça viver um Natal que vá além das luzes — um Natal que nos leve ao amor incondicional.

Eduardo Cairo Chiletto

Avatar de Desconhecido

About Eduardo Cairo Chiletto

Arquiteto e Urbanista - Presidente da Academia de Arquitetura e Urbanismo-MT. Coordenador Nacional de Projetos da PAGE - Brasil (2018 - 2023). Secretário de Estado de Cidades-MT (2015-2016)... Conselheiro e Vice-presidente do CAU/MT - Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso (2015-2017)
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário